Pedalar para Respirar – Ciclistas plantam árvores em passeio promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Sábado é dia de vacinação com direito a canequinha de brinde
12 de maio de 2017
Prefeitura de Pirapetinga realiza processo seletivo
19 de junho de 2017

Neste sábado, 10 de Junho, ciclistas de várias idades plantaram 140 árvores em um evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pirapetinga.

O evento “Pedalar para Respirar” fez parte da comemoração à semana mundial do meio ambiente e aconteceu graças à participação de instituições e empresas do município que apoiaram a iniciativa de realizar um passeio ciclístico de aproximadamente 12 Km (considerando Ida e volta) com o objetivo inicial de plantar 100 mudas de árvores nativas doadas pela ASPIRA (Associação de Proteção Ambiental de Pirapetinga e Região).

PROGRAMAÇÃO

A saída foi às 8h30min da Praça Sant´Anna. Escoltados pela polícia militar e por veículos de apoio, 30 minutos depois todos os ciclistas já haviam chegado ao Sítio dos Ipês, na localidade da Parada onde havia água e frutas à disposição.

Logo após os participantes se refrescarem e se alimentarem, teve início uma palestra proferida pelo Sr. Ivan Antonio Silva, Gerente de Qualidade e Meio Ambiente da empresa Smurfit Kappa (antiga INPA), uma das apoiadoras do evento.

Após a palestra do Sr. Ivan, foi a fez do presidente da ASPIRA, Sr. Neto Lamarca, falar sobre as ações que a ASPIRA realiza no município, como o projeto NASCEDOURO, onde transformaram o antigo matadouro municipal que estava desativado em um viveiro de mudas. Neto convidou os presentes para então darem início ao plantio de mudas.  Ciclistas de todas as idades se empenharam em plantar árvores e a participação principalmente dos mais jovens foi muito ativa. A inicipal de 100 mudas foi ultrapassada e ao final 140 árvores foram plantadas pelos participantes sob a coordenação dos membros da ASPIRA.

Após o plantio das mudas houve o encerramento com os discursos de agradecimento feito pelo Secretário Maxwuel de Lima Lamim às empresas e instituições que apoiaram o evento que teve também a colaboração de outras secretarias municipais como as secretarias de educação, de administração, de cultura, de saúde, da direção do Hospital Municipal e principalmente da paisagista Ione Garcia de Carvalho, uma das idealizadoras do evento. O prefeito Enoghallinton fez o discurso final falando da importância de chamar a atenção chamar a atenção principalmente dos mais jovens para a importância de criarmos hábitos saudáveis que melhorem a qualidade de vida da população:

A modernidade e nossas ações no dia a dia fazem com que o planeta pague um preço alto. Só que essa conta é dividida por todos nós. Pedalando emitimos menos poluentes. Planta árvores, ajudamos o planeta a respirar. Atitudes individuais e coletivas podem transformar nosso futuro! Juntos podemos melhorar o ar que respiramos.(Prefeito Enoghalliton)

Por último, houve o tão esperado sorteio de 3 bicicletas doadas pelos apoiadores do evento. Confira abaixo as fotos.

GANHADORES DAS BICICLETAS:

1ª BICICLETA

2ª BICICLETA

3ª BICICLETA (18 MARCHAS)

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente agradece as empresas e instituições que apoiaram este evento:

• POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE MINAS GERAIS
  • ASPIRA