O primeiro mês do ano é marcado pela campanha “Janeiro Branco”, que tem o intuito de atentar para os cuidados com a saúde mental e emocional de cada cidadão.

A secretária de Saúde Cristiane Granja enfatiza que o Janeiro Branco é uma ação importante para sensibilizar a população quanto à necessidade do cuidado e atenção para a saúde mental. Porém, ela destaca que essa atenção deve ser uma campanha contínua e não somente em janeiro.

A Prefeitura está empenhada em criar ambientes acolhedores e programas educacionais que promovam o entendimento e a empatia.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que corresponderia, aproximadamente, a 720 milhões de pessoas. O Brasil é o país que lidera o ranking de ansiedade e depressão na América Latina, com quase 19 milhões de pessoas com essas condições. Por isso, ao longo do mês de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde irá realizar nas Unidades Básicas de Saúde eventos em alusão à ação.

“Janeiro Branco” foi criado no ano de 2014, em Minas Gerais, idealizado pelo psicólogo Leonardo Abrahão. A campanha tem esse nome porque nesta época do ano, as pessoas estão mais inspiradas e propensas em reescrever a própria história de vida.