A Prefeitura de Pirapetinga, por meio da Secretaria de Saúde realizou no último dia 31, uma reunião com os agentes de endemias, agentes de saúde, enfermeiros, meio ambiente, vigilância sanitária, coordenador e supervisor da epidemiologia, onde foi apresentado a situação atual do município referente ao índice de infestação do mosquito Aedes aegypti e casos notificados de dengue.

O objetivo foi reforçar o combate ao Aedes aegypti na cidade, alertando para a importância de que toda a sociedade se mobilize para evitar um surto de arboviroses em nosso município.

As principais recomendações para se evitar a proliferação do mosquito são:

– Providenciar limpeza periódica (1 vez por semana) e vedação dos tambores, tanques, e qualquer outro tipo de reservatório a nível do solo;

– Usar toda a água reservada em período menor que o ciclo de reprodução (7 a 10 dias) do mosquito;

– Limpar periodicamente os ralos e caixa de passagens, bem como providenciar nivelamento correto e usar telas quando necessário;

– Destinar o lixo para coleta pública;

– Escoar a água dos pratos de planta;

– Limpar e drenar calhas e lajes, principalmente em períodos que antecedem e durante as chuvas, se possível ajustando o nivelamento para proporcionar uma queda de água apropriada;

– Tratamento adequado em piscinas, mesmo que não estejam em uso;

– Limpar periodicamente lotes vagos de sua responsabilidade, bem como quintais de residências e dependências dos imóveis comerciais, industrias e outros.

O prefeito Luiz Henrique destaca a importância da participação da comunidade nessa iniciativa.

“Pedimos que todos colaborem, recebam os agentes em suas casas, sigam as orientações, mantenham os quintais limpos, eliminem os recipientes que possam acumular água e sejam vigilantes. Só assim poderemos vencer essa batalha contra a dengue, que é uma doença grave e que pode levar à morte”, afirmou.

Caso tenha algum sintoma, procure seu agente de saúde!